Seminário e Workshop INO.BA - Indústria 4.0
No passado dia 21 de março, nas instalações da Hendo, em Santo Tirso, a Indústria 4.0 foi o tema orientador de 2 ações no âmbito do projeto INO.BA.
De manhã, realizou-se um meeting empresarial em que, com o contributo do Eng. Rui Alheiro, do Grupo PROEF, empresas de vários setores de atividade puderam estabelecer contacto e dialogar acerca dos desafios e perspetivas que a Indústria 4.0 potencia.
De tarde, realizou-se um seminário dedicado ao mesmo tema, em que o já referido Eng. Rui Alheiro e o Eng. Cipriano Lomba, da EFACEC, partilharam com os presentes as estratégias e processos que as respetivas empresas têm vindo a implementar de forma a aproveitar a Indústria 4.0. como ferramenta de incremento da competitividade.

Estudos de caso
No âmbito do projeto INO.BA, foram realizados 5 estudos de caso em empresas com atividade no Baixo Ave, com o objetivo de recolher e partilhar boas práticas de inovação e intraempreendedorismo, passíveis de inspirar e facilitar o desenvolvimento de novos processos inovadores em mais empresas do território em causa.
As empresas que se disponibilizaram para participar neste estudo foram: Bial, Frezite, Nibble, Soja de Portugal e Altronix. O relatório que agrega os estudos em causa será divulgado em breve nos canais de comunicação da AEBA.

SI Qualificação PME
Até 31 de maio estão abertas candidaturas à medida de apoio SI Qualificação de PME, que possibilita o financiamento, com uma taxa de 45% (fundo perdido), de despesas de investimento em fatores imateriais de competitividade, nomeadamente:
• Inovação organizacional e gestão
• Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC)
• Criação de marcas e design
• Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos
• Proteção de propriedade industrial
• Qualidade
• Transferência de conhecimento
• Distribuição e logística
• Eco-inovação
Entre outros requisitos, as empresas candidatas devem desenvolver atividades económicas que visam a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis.
São privilegiados projetos que impliquem a aposta na Indústria 4.0 e/ou na implementação de sistemas de gestão da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar (designadamente ao abrigo da norma portuguesa NP4552:2016).
Mais informação: www.poci-compete2020.pt
