Carta conjunta pede mais investigação e inovação na União Europeia
As empresas familiares da Europa continuam a aproveitar o impulso do crescimento económico do passado e estão confiantes quanto ao futuro, mas precisam de se tornar mais ágeis, inovar mais rapidamente e atrair os melhores talentos para se manterem competitivas e continuarem a crescer. Estas são conclusões do European Family Business Barometer, da KPMG, que entrevistou 1.576 executivos de empresas familiares em 26 países da Europa, incluindo Portugal.
Vários prémios Nobel, cientistas galardoados e mais de 40 líderes das maiores empresas europeias, incluindo um português (Paulo Azevedo, líder da Sonae), assinam uma carta conjunta pedindo ao poder político mais investigação e inovação na União Europeia (UE).
A missiva apela aos governos dos países da UE que assumam como prioritários os investimentos na investigação e inovação, apoiando um plano ambicioso a este nível no próximo ciclo orçamental e surge em antecipação ao Conselho Europeu de dezembro, onde os chefes de Estado e de governo da UE vão debater o próximo quadro financeiro plurianual a implementar entre 2021 e 2027.
Esta iniciativa foi promovida pela European Round Table of Industrialists (ERT), fórum que junta 55 presidentes executivos e não executivos das maiores multinacionais europeias.
Mais informação em: www.observador.pt

Fundo de capital de risco - Mustard Seed Maze Social Entrepreneurship Fund investe 40M€
A Maze Impact, criada pela Fundação Calouste Gulbenkian como Laboratório de Investimento Social e a Mustard Seed, empresa de capital de risco na área social na early stage assinaram recentemente acordo com o Fundo Europeu de Investimento (FEI) para a constituição de um fundo de capital de risco - Mustard Seed Maze Social Entrepreneurship Fund, ao abrigo da iniciativa InnovFin venture Capital. Este fundo pretende investir em iniciativas sustentáveis de inovação social e terá uma dotação de 40M€.
A iniciativa InnvoFin Venture Capital é uma iniciativa apoiada pelo Horizonte 2020 e implementada pelo FEI, entidade do Grupo do Banco Europeu do Investimento especializada em PME e venture capital. Nesta iniciativa o FEI irá atuar como investidor ou co-investidor na constituição de fundos de capital de risco na early stage, que cumpram os objetivos do Horizonte 2020.
Mais informação em: www.eif.org
