Última Hora
        aprendizagembaner_1391384671.png
        Sondagens
        Home  >  Notícias - E-NEWS INO.BA #5


        E-NEWS INO.BA #5
        2018-06-14




        Digital Innovation Hub: rede de inovação digital para a indústria


        Nasceu um Digital Innovation Hub, uma Rede de Inovação Digital para a indústria no Norte de Portugal, que tem por missão fomentar a transformação digital das empresas industriais da região Norte e estimular o respetivo ecossistema de inovação. O iMan Norte Hub, nome dado à rede, foi lançado oficialmente no dia 25 de maio.

        Facilitar a adoção tecnológica na indústria nas áreas da digitalização e da robótica e oferecer informação de negócio sobre fontes de conhecimento tecnológico, instalações experimentais, casos piloto e oportunidades de financiamento na região – são outros dos objetivos que esta rede de inovação digital tem para oferecer às empresas industriais, às empresas que ofereçam soluções de digitalização e robótica industrial, associações industriais e organismos governamentais.

        A Rede de Inovação Digital para a Indústria foi batizada de “iMan Norte Hub” e a coordenação pertence à PRODUTECH (Pólo das Tecnologias de Produção), INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto), CATIM (Centro de ApoioTecnológico à Indústria Metalomecânica), CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal) e CTCOR (Centro Tecnológico da Cortiça).

        Esta Rede de Inovação Digital surge no contexto do plano de ação da Comissão Europeia para a digitalização da indústria europeia e da estratégia para a criação de um mercado único digital. De acordo com a Comissão “é necessário adequar o mercado único europeu à era digital eliminando barreiras regulamentares e passando dos atuais 28 mercados a um mercado único”.



        Apoio Empresarial para Projetos de Energia Sustentável


        A InnoEnergy – maior motor de inovação em energia sustentável da Europa - está oferecer 500 mil euros em apoio empresarial aos melhores empreendedores e pequenas e médias empresas (PME) no sector da energia limpa.

        Este investimento é feito através de dois programas da InnoEnergy: o Highway™ que apoia startups embrionárias na sua fase de entrada no mercado e o Boostway™ que apoia PME em fase de crescimento através da sua internacionalização e escalabilidade de negócio.

        Esta convocatória estará aberta até ao próximo dia 24 de junho e encontra-se disponível para empresas a trabalhar nas seguintes oito áreas temáticas da InnoEnergy: energias renováveis, eficiência energética, redes eléctricas inteligentes, tecnologias limpas a carvão, armazenamento de energia, energia a partir de compostos químicos, cidades e edifícios inteligentes e energia nuclear sustentável e convergência com renováveis.

        Mais informações e candidaturas em: www.innoenergy.com



        Portugal 2020: divulgados primeiros resultados


        A Agência para o Desenvolvimento e Coesão divulgou os primeiros resultados do programa Portugal 2020, numa altura em que decorreu já cerca de metade do seu período de implementação.

        O impacto desta implementação é transversal a todos os domínios temáticos. Foram já apoiadas 15 mil empresas no âmbito do sistema de incentivos, 54 mil jovens em estágios, 340 escolas ou 1200 km de extensão de rede de defesa da floresta contra incêndios, já instalada.

        A estratégia europeia de crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo norteia as intervenções no âmbito do Portugal 2020. Portugal tem contribuído para essa estratégia, aproximando-se das metas definidas para 2020 em alguns indicadores emblemáticos.

        Consulte todos os resultados em: www.adcoesao.pt


         




        Voltar

        acessibilidade
        seara.com