SIFIDE – Submissão de candidaturas até final de Maio de 2018
O Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarias II, a vigorar no período de 2013 a 2020, visa apoiar as atividades de Investigação e de Desenvolvimento, relacionadas com a criação ou melhoria de um produto, de um processo, de um programa ou de um de um equipamento, que apresentem uma melhoria substancial e que não resultem apenas de uma simples utilização do estado atual das técnicas existentes.
No âmbito deste incentivo consideram-se:
Despesas de investigação, as realizadas pelo sujeito passivo de IRC com vista à aquisição de novos conhecimentos científicos ou técnicos;
Despesas de desenvolvimento, as realizadas pelo sujeito passivo de IRC através da exploração de resultados de trabalhos de investigação ou de outros conhecimentos científicos ou técnicos com vista à descoberta ou melhoria substancial de matérias-primas, produtos, serviços ou processos de fabrico.
Formulário e mais informação em www.sifide.pt

Horizonte2020
O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração. O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.
O H2020 é composto por três Pilares programáticos:
- Pilar I – Excelência Científica
- Pilar II – Liderança Industrial
- Pilar III – Desafios Societais
Para além destes três pilares, existem ainda outros instrumentos que representam, no total, cerca de 6% do orçamento do H2020.
Mais informação em: www.gppq.fct.pt/h2020/

Criada Aliança Portuguesa de Blockchain
O No passado dia 28 de março, foi oficialmente apresentada a Aliança Portuguesa de Blockchain, promovida pela CIONET Portugal, criada com o objetivo de desenvolver um ecossistema que reúne empresas, academia e entidades governamentais de forma a dotar o sistema empresarial português de conhecimentos sólidos em Blockchain. Com esta aliança pretende-se também que todos os intervenientes da economia portuguesa estejam o mais bem preparados possível para a revolução da tecnologia na base das moedas digitais, bem como estimular o desenvolvimento de soluções baseadas em Blockchain de origem nacional.
A Aliança Portuguesa de Blockchain irá desenvolver várias iniciativas ao longo deste ano para promover o conhecimento sobre este paradigma emergente, nomeadamente um roadshow que vai chegar a alunos de ensino superior e associações empresariais, challenges para promoção de desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas na tecnologia Blockchain e uma conferência final onde serão apresentadas as soluções desenvolvidas pelos participantes desta iniciativa.
Mais informação em: all2bc.com